26/07/2017

"Em Genève vive-se melhor que em Paris." Genève?!

http://www.canstockphoto.com.br



Começo por dizer que nada me move contra o facto de os nossos emigrantes falarem francês entre si, ainda que estando em Portugal de férias. Não o faria se estivesse no lugar deles, mas é uma opção que devo respeitar.
O que me leva a escrever este texto é a constatação de um fenómeno, no mínimo, estranho. Que os nossos compatriotas saídos para a terra dos relógios se refiram à capital que os acolheu em bom francês, pronunciando Genève em vez de Genebra, até se percebe, pois o hábito impõe a sua força e, por vezes, nada há que lhe resista. Mas e aqueles portugueses que por cá vivem e trabalham (e sempre assim o fizeram) que puxam pelo seu melhor “Genève”, pensado eles que, ao fazê-lo, botam figura? Não estou a referir-me a meia dúzia de casos, mas a uma tão grande tendência que chega a ser incomodativa.
No entanto, a absurdidade do fenómeno vai ainda mais longe, quando essas mesmas pessoas revelam uma espécie de hibridez linguística ao falarem de outras capitais, como nos casos:

1 - Fui de férias para Genève e ainda deu para ir a Copenhaga.
2 – Londres tem muito mais habitantes do que Genève.

Em nome da coerência, seria de pedir a essa rapaziada que dissesse “Fui de férias para Genève, mas ainda deu para ir a Copenhague” ou “London tem muito mais habitantes do que Genève.”
Por agora, chega.
Boas férias, sejam elas em Lisbon ou em Lisboa.

1 comentário:

  1. Mas quando se trata de beber uma boa genebra, a pronúncia é consensual.

    ResponderEliminar