01/01/2015

Nota de abertura




Mais um blogue entre tantos outros?!

Não, não vou escrever sobre política. Aliás, como comentador político, nem sequer faço o meu género. Portanto, dessa água não beberei nem vos darei a beber. Quero garantir o decoro na linguagem e esse tema mingua-me a compostura. Logo eu, que me pauto por manter a elevação no verbo. Bom, não quero com isto dizer que me escusarei a tecer um ou outro comentário de natureza política, mas fá-lo-ei sem que me animem preconceitos partidários.
Escrevo sobre

LÍNGUA PORTUGUESA,

 assim, merecidamente maiusculizada; superlativada a negrito; uma académica paixão «que me tem cativo»; o perpétuo apelo que inflama e faz mover um humilde conatus a ele rendido; o primeiro passo dado ao colo da minha mãe.
Sim, a ela dedicarei a essência vital deste blogue. Por ela gastarei todo o meu tempo livre se preciso for, através de artigos de opinião, ensaios, crónicas, enfim, tudo o que a ela servir como tributo. Farei estender uma longa e rubra passadeira, para nela ver passar os maiores nomes do cânone literário lusitano, através de excertos de lírica, narrativa e drama. A trilogia de modos onde brilham os nossos clássicos, talentosos vultos das boas e belas letras.
Para esse cortejo de vates e outros mestres da escrita, serão também convocados aqueles que, na esfera da lusofonia, se fazem ler por tantos cantos do planeta, com uma valência semiótica mais mestiçada, sambada ou criouloizada.

Porque a nossa língua a todos pertence, o blogue que agora inauguro fica aberto à participação dos seus comproprietários, aqueles que nele fizerem o favor de me visitar.

9 comentários:

  1. Parabéns!
    Gosto de ver a nossa língua em boas mãos.
    Já é tempo de começar a dedicar esta ferramenta para além da pasquinagem política.
    Pode contar com a minha participação.

    ResponderEliminar
  2. Um belo tema, parabéns!
    Há aqui lugar para a Filosofia?
    Também quero colaborar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro! Aliás, a Filosofia é o tronco da grande árvore das Humanidades, de onde brotam deliciosos frutos como a Literatura.
      Serão bem-vindas publicações filosóficas, com certeza.
      Abraço.

      Eliminar
  3. Ora cá está alguém a escrever sobre o nosso mais importante património, ultimamente tão mal tratada e agredida por pseudo intelectuais e outros "artistas" do género...

    Força amigo e conta comigo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro amigo Paulo, obrigado pelas tuas estimulantes palavras. Conto contigo nesta caminhada de tributo à nossa Língua, um património não tangível, imune à esgana das privatizações.

      Eliminar
  4. Muito interessante! Mais uma boa oportunidade de aprender (e contigo isso é certo).
    Um blog onde o “bem saber” e o “bom sabor” da “Língua que nos fez” nos fará crescer!
    Vou seguir-te!
    IB

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isabel, obrigado pelas tuas palavras de incentivo e pela forma como, sendo uma pessoa das ciências, valorizas o poder das humanidades. Sei bem do teu apetite pela literatura e da forma como procuras preservar o bom sabor da Língua Portuguesa.

      Eliminar
  5. Grande Alcídio, és o maior!

    Força nesta empreitada — blogue é bicho de alimento, mas tu vais alimentá-lo bem para benefício de leitores fieis como eu vou ser

    Abraço do
    Alex

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, Alex!
      É com agrado que te vejo comentar no meu ainda verde blogue. Um homem da cultura acrescenta sempre, e de que maneira, valor à coisa comentada.
      «Blogue é bicho de alimento». Gostei da metáfora! Cá está, uma simples ideia trabalhada de forma competente ao nível da língua portuguesa.
      Aquele abraço.

      Eliminar